ARTIGOS

Coceira em cães: quando suspeitar de alergia?

A coceira, ou prurido, é o principal sinal de alergia em cães. Mas será que todo cão que se coça é alérgico?

A coceira é um sinal comum em cães e figura entre as principais razões para consultas dermatológicas veterinárias . Embora seja comum associar a coceira a doenças alérgicas, é crucial considerar outras condições sempre que esse sinal se manifestar em cães. Algumas dermatopatias que podem apresentar o prurido como uma característica clínica incluem:

A realização de exames complementares é essencial para o diagnóstico preciso. Exame parasitológico, citologia, cultura fungica são alguns exames que devem ser realizados em todos os pacientes com queixa de coceira. 

O diagnóstico de alergia somente pode ser confirmado após a meticulosa exclusão de outras doenças pruriginosas. Em seguida, é fundamental realizar uma triagem alérgica para identificar o tipo específico de alergia que o paciente canino apresenta, seja dermatite alérgica à saliva da pulga, hipersensibilidade alimentar ou dermatite atópica. Essa distinção é crucial para estabelecer um plano de controle adequado, permitindo intervenções personalizadas e direcionadas às necessidades específicas do animal, visando a melhoria dos sintomas e a promoção de seu bem-estar.  


Dra. Tássia Sell Ferreira    

Médica Veterinária - Especializada em Dermatologia Veterinária

CRMV - MG 10942